segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Mostra de Filmes da UFPB mostra hoje filmes de 1973 a 1983 sobre homossexualidade
segunda-feira, 11 de novembro de 2013 by Myke Fonseca
A mostra de filmes "Super 8 - 20 anos" começa hoje no Cine Aruanda, situado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento acontece até a próxima quarta-feira no Campus I, situado em João Pessoa-PB e trará filmes com temáticas relativas a sexualidade gravadas no período de 1973 a 1983.
O projeto Cinema Paraibano: Memória e preservação, é patrocinado pela Petrobras Cultural. O projeto digitalizou o acervo audiovisual das bitolas Super 8 e 16mm com o propósito de preservar e difundir essa produção paraibana.
Na programação do evento constam 25 filmes que serão exibidos em dias diferentes, a mostra irá até a quinta-feira, dia 14 de novembro. No total foram digitalizados 92 filmes, que após a mostra ficaram disponível no site do projeto, para acessar clique aqui. Abaixo confira a programação do evento.
Um dos primeiros filmes abordados será Close, que mostra um casal homossexual fazendo amor e conta com diversos depoimentos de pessoas importantes como Lauro Nascimento, Henrique Magalhães e a Ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, além de depoimento de populares sobre a homossexualidade naquele tempo.
Também será exibido o filme Baltazar da Lomba que aborda o primeiro caso de repressão à homossexualidade na Paraíba, durante o Brasil Colonial (1595), conduzido pela igreja católica. Um longa ousado que choca por ser um dos primeiros a mostrar cenas relativas a sexualidade entre homens.
O longa Miserere Nobis é de temática homoerótica, apresentando uma nova dimensão da Santa ceia, com montagem, fotografia e trilha sonora marcante. Era Vermelho o seu Batom, mostra uma relação homoafetiva no carnaval de Baía da Traição, e o desfile das Virgens das trincheiras.
Compartilhe:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Mostra de Filmes da UFPB mostra hoje filmes de 1973 a 1983 sobre homossexualidade”
Postar um comentário