quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Casamento Gay é aprovado no Havaí
quarta-feira, 13 de novembro de 2013 by Myke Fonseca
"Estou ansioso para assinar este pedaço significativo da legislação, que fornece direitos ao casamento igualitário, reconhece plenamente e protege a liberdade religiosa", disse Abercrombie.
O gabinete do governador depois anunciou que Abercrombie vai assinar o projeto de lei hoje, dia 13 de novembro de 2014 em uma cerimônia apenas para convidados no Centro de Convenções do Havaí. O presidente Barack Obama elogiou a aprovação da lei, dizendo que a afirmação da liberdade e da igualdade torna o país mais forte.
"Eu sempre fui o orgulho de ter nascido no Havaí, e a votação de hoje me deixa ainda mais orgulhoso", disse Obama.
Os Senadores aprovaram a lei 19-4 com dois legisladores dispensado, mais da metade dos legisladores da Câmara falou em apoio ao projeto de lei, incitando ao público para se unirem e curar as divisões dentro da comunidade.
Segundo uma estimativa de uma pesquisa feita pela Universidade do Havaí, o casamento gay vai impulsionar o turismo por 217 milhões dólares ao longo dos próximos três anos, como o Havaí torna-se uma saída para casais de outros estados, trazendo cerimônias, recepções e luas de mel para as ilhas. O autor do estudo, disse que o Estado se beneficiaria da demanda reprimida para casamentos homossexuais.
O Senado teve que retomar a votação pela segunda vez por causa das mudanças feitas na Câmara, onde o projeto foi alterado e, eventualmente, passou. As alterações da Casa atrasaram a data de cerimônias, ligeiramente ampliada a isenção para o clero, as organizações religiosas e os regulamentos que determinam como filhos de casais do mesmo sexo podem se qualificar para benefícios nativos havaianos.
O senador Clayton Hee, que conduziu a aprovação da lei na Câmara, disse que a medida foi boa, embora ele acredita que as proteções concedidas são muito amplas. A medida é o culminar de mais de duas décadas de debate no estado, onde duas mulheres, em 1990, fizeram uma petição para terem uma licença de casamento, desencadeando uma batalha judicial e eventual discussão nacional sobre o casamento gay.
O caso levou ao Congresso para aprovar a Lei de Defesa do Casamento, em 1996, parte da qual foi derrubada no início deste ano pela Suprema Corte dos EUA. A decisão que os casais do mesmo sexo legalmente casados poderiam se qualificar para benefícios federais levou Abercrombie a chamar a sessão especial, no Havaí.
A votação no Senado coloca o Havaí ao lado de Illinois, onde um projeto de lei legalizando o casamento gay também está aguardando a assinatura do governador. Outros 14 estados e no Distrito de Columbia já permitem o casamento do mesmo sexo.
Compartilhe:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Casamento Gay é aprovado no Havaí”
Postar um comentário